quinta-feira, 23 de julho de 2020

O que é gestão da tecnologia da informação?

Primeiramente, ao definir o conceito de gestão, podemos afirmar que se trata do ato de administrar ou gerenciar, fazer uso de me metodologias, técnicas, ferramentas e modelos para resolução de problemas. Seu objetivo é a correta organização de estruturas, pessoas e recursos para o alcance de um propósito.
tecnologia da informação

Já quando falamos em tecnologia informação, trata-se do conjunto de recursos de tecnologia que fazem parte do processo utilizado para tratamento da informação. Há possibilidade de envolvimento de softwares, sistemas, bancos de dados, hardware, internet das coisas, inteligência de mercado, usuários de tecnologia da informação e profissionais de tecnologia de informação.

Dessa maneira, a gestão da tecnologia da informação é uma área que está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e organizações (públicas ou privadas), seja no ambiente residencial com computadores, notebooks, smartphones e eletrodomésticos automatizados ou no gerenciamento das empresas (softwares de controle de acesso, gerenciamento de folha de pagamento, entre outros).

Quem se forma em um curso de tecnologia da informação define os parâmetros para uso dos sistemas, controla os sistemas operacionais e também os bancos de dados, e ainda faz o gerenciamento dos recursos humanos necessários para o bom funcionamento de um setor de tecnologia da informação e da instituição como um todo.

Para ingressar em tecnologia da informação faculdade é recomendado possuir um perfil ativo que saiba como planejar, direcionar e controlar todas as atividades e funções relacionadas com a tecnologia da informação e comunicação. Assim sendo, o profissional que obtém um diploma de curso tecnologia da informação, ao entrar no mercado de trabalho saberá como adequar a infraestrutura de tecnologia para excelente execução de todos os processos de uma organização. É necessário estar em constante atualização, acompanhando sempre a evolução dos conceitos para poder pensar em soluções inovadoras.

Simplificando a gestão da tecnologia da informação

Resumindo, a gestão da tecnologia da informação consiste na administração de recursos tecnológicos usados durante o processamento de informações de uma instituição pública ou empresa privada. O processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, distribuição e avaliação. Veja com detalhes o que engloba cada uma dessas etapas:
·       Coleta – é a fase de recolhimento dos dados com potencial de geração de informações úteis para os objetivos do negócio da organização.
·       Armazenamento – nesta fase são armazenadas as informações em bancos de dados, para que elas fiquem mais seguras e reunidas em um único local (facilitando as etapas futuras).
·       Processamento – na terceira fase é realizada a filtragem inicial dos dados, e são eliminados os excessos que poderão atrapalhar o fechamento do processo.
·       Seleção – a quarta etapa é dedicada a seleção dos dados mais relevantes, baseando-se em critérios pré-estabelecidos de acordo com os objetivos de negócio da empresa.
·       Comparação – na quinta etapa são relacionados os dados e comparados para obtenção de visões diferentes, o que ajudará na correta execução do todo.
·       Distribuição – a sexta etapa trata da entrega dos dados aos responsáveis elo processo de decisão da empresa.

Avaliação – a última fase envolve a análise dos dados para obtenção de ideias que irão conduzir as informações uteis, necessárias ao processo de tomada de decisão da organização.

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